" O Kardecismo é Jesus ensinando.
A Umbanda é Jesus Trabalhando"

Pai Tomé

sexta-feira, 25 de junho de 2010

É um grande prazer receber sua visita!
Desejo que você tenha muita luz e paz em seu coração.
Um grande abraço!
Nilcelia
quarta-feira, 23 de junho de 2010
ARMADILHAS DO EMOCIONAL
Estar sempre vigilante.

As pessoas se iludem com aspectos personalistas das entidades, se deixam levar criando uma mitologia toda própria de suas entidades e se sentem parte disto, como se afirmar personalidades fosse algo bom ou desejável na Umbanda ou em qq religião.

Tudo que faz crescer na Umbanda nos alerta para a necessidade da diminuição do ego e do entendimento de que estamos apenas de passagem por aqui e por estas cascas de carne e mentalidades que compõem nossos corpos densos, como solução para isso a Umbanda,humildemente assim entendo, busca a integração de todos os aspectos da personalidade, TODOS, e portanto não dá preferência ou melindra qualquer parte que compõe nosso eu, isso também se reflete no trato com as entidades e ganha talvez algumas diferenças conforme se orienta a ética e a forma dos trabalhos e ritualística seguida por cada um.

Não estou dizendo que alguns se apropriem das experiências e histórias de suas entidades, muito embora isto também ocorra, estou falando que acho absurda a extrema valorização de umas entidades em detrimento de outras e de algumas características de entidades claramente ainda em desenvolvimento como se fossem verdadeiros mestres, tudo isso me soa como armadilhas de nosso emocional, e o mais grave é que alguns sabem disso e fingem-se desentendidos.

A necessidade de construir uma vida mais bonita e feita de algo maior que nós mesmos, negando a verdade tosca de nossa existência, justificando maus hábitos e comportamentos viciosos com o velho "mas faço a caridade em meu terreiro uma vez por semana", "minha entidade é tão boa" ou "tão sábia", e esquecem de buscar a boa ética e a sabedoria em suas ações.

Terreiros estão cheios disso, mares de pessoas seguindo como gado sem pensar e refletir sobre suas próprias vidas e motivações e defendendo a todo o custo seus velhos e maus hábitos viciosos.

O que acontece é que as entidades espirituais passam a representar para alguns, a maioria em algum momento do caminho, a possibilidade de uma nova história de vida, de novas experiências e novas personalidades que os médiuns erroneamente associam como pertencentes a eles, com isto enchem suas vidas de fantasias e de novas possibilidades de personificar novos papéis, tudo se faz por personalismo e pela afirmação de emoções e "fatos" que em verdade não os pertencem, afastam-se das próprias vidas cheias de coisas comuns, de sentimentos banais e de defeitos que tentamos simular ou esconder.

"sou assim porque sou de escorpião"
"sou assim e não mudo"
"tenho tal fulano que me protege e era soldado de confiança de um grande rei"
"sou cavalo do exú tal"
"são as energias de Seu Fulano"

Tudo falta de equilíbrio e desconhecimento que nós somos sempre responsáveis únicos e absolutos por tudo em nossas vidas, e que as mudanças ocorrem o tempo todo e portanto integrar todos os aspectos de nossa personalidade pode significar ser mais aberto ao novo e mais livre de influências aprisionadoras do nosso emocional, sempre pronto a nos enredar em suas armadilhas de manter confortáveis nossas mentiras diárias.

Não se espante, acho exatamente o que escrevi e por vezes vejo isso também em mim, estar atento e vigilante para não se deixar enredar pelas próprias mentiras é um ato de disciplina diário e necessário, principalmente para médiuns de Umbanda, e não estou imune a isto.

Vamos fazer a vida com mais verdade, sem fantasias tolas.

postado por Edgar - Comunidade Amigos, Umbanda e Espiritismo
Postado por AUREA OLIVEIRA às 13:51 0 comentários
Marcadores: ARMADILHAS DO EMOCIONAL
INSTRUÇÕES DO CABOCLO MIRIM
-Abra seu corpo, esqueça a vida material e fale somente o necessário;

-Não interceda no comportamento de ninguém, por mais estranho que seja, respeitando a todos indiscriminadamente, pois assim estará respeitando a si próprio.

-Não ria nem caçoe de ninguém, mantendo o silêncio absoluto e total.

-Não ache graça nas entidades incoroporadas, pois as mesmas comportam-se de diversas maneiras, mesmo achando que os mesmos não estejam firmes com o guia, pois os mesmos estão em evolução como todos nós e fazem parte importante de nosso trabalho.

-Evite contato físico com os outros, não ponha a mão na cabeça de ninguém, pois você desconhece o que as pessoas trazem consigo mesmo de bom ou de ruim. Somente os médiuns juramentados podem fazer isso, assim assumindo essa responsabilidade.

-É perigoso dar consulta, pois no momento da consulta você está assumindo uma responsabilidade espiritual consigo mesmo.

-A alimentação, bem como o zelo pelo seu corpo físico, é fator preponderante para a boa captação dos fluidos que emanam do aspiral ascendente formado pela ectoplasmia de todos e que de lá vem a verdadeira cota para cada um, de acordo com seus merecimentos.

-O valor da entidade depende de seu corpo físico e mental do cavalo, e se o mesmo não tiver uma boa saúde psico-físico e mental a entidade não terá nada para dar a quem necessite.

-Acompanhe mentalmente e cante as curimbas, pois as mesmas são orações cantadas e trazem nas suas palavras verdadeiras filosofias de vida. Não interceda nos Ogãs solicitando cantar essa ou aquela curimba simplesmente porque você acha bonita ou que rima bem. A curimba é fator de importância nos trabalhos, é fundamento dentro do ritual de Umbanda Sagrada, cabe a quem estiver comandando a gira ordená-las de acordo com a necessidade.

-Abra seu coração, Oxalá veio ao mundo e não o virou, trouxe a sua doutrina e foi um observador, não será você que poderá julgar os outros. Seja portanto um observador oculto da vida, pois viemos ao mundo para sermos comandados e não comandantes.

-Seja um pequeno homem num mundo grande e não um grande homem num mundo pequeno.

-Mediunidade é uma coisa doutrina espírita é outra. A mediunidade processa-se de diversas maneiras, quer na audição, tato, visão, olfato, incorporação, e etc. doutrinação é o que fazemos nas giras com as entidades, pois: trabalhamos para as almas e não com as almas.

-A nossa doutrina não conserta a vida de ninguém, mas cria condições para que cada um conserte sua própria vida de acordo com seu paladar.

-Numa sessão todos são vistos e observados e cabe a cada um a responsabilidade espiritual dos seus atos.

-Abra sua mente para que você possa verdadeiramente levar consigo e para os seus, fluidos de paz e felicidade de acordo com seu merecimento.

-Não interceda na vida dos outros os aconselhando, pois você não sabe dos merecimentos dos mesmos e assim procedendo você não assume responsabilidades espirituais. Lembrem-se do Livre Arbítrio de cada um.

-Viva a indiferença construtiva de sua própria existência.

-Não se esqueça do compromisso que você assume com o guia chefe do seu Terreiro desde que você resolveu frequentar sua casa. Escolha para você os próprios ambientes que frequentar, não participando de trabalhos baixos, pois a responsabilidade será somente sua, e você, um dia prestará conta da mesma. O mundo dos mortos é incomensurável e nele habitam os mais diversos tipos de espíritos, portanto não os invoque sem conhecimento de causa.

-A Umbanda não faz matança, pois os animaizinhos são nossos irmãos e a Lei da Fraternidade Universal as proíbe.

-Seja o dono do mundo material que você possui não deixando que o mesmo seja seu próprio dono. goste do que lhe pertence mesmo sendo pouco.

-Viva a vida como ela se apresenta para você na sua verdadeira beleza, prezando conscientemente pelo seu corpo físico e espiritual.

-Não se esqueça que as cicatrizes do corpo físico logo saram, mas as cicatrizes da alma cada um carregará pela eternidade. Zele também por sua alma enquanto lhe sobra tempo nesta fase corpórea. Leia o livro da sua própria existência todo o dia.

-A Umbanda tem fundamento e é coisa séria para quem é sério ou quer se tornar sério!!!

...Meu Terreiro
Meu Terreiro
Que está dentro de mim
Meu Terrerio é verdadeiro
De lutas e amor sem fim...

Caboclo Mirim
Postado por AUREA OLIVEIRA às 00:28 0 comentários
Marcadores: INSTRUÇÕES DO CABOCLO MIRIM