" O Kardecismo é Jesus ensinando.
A Umbanda é Jesus Trabalhando"

Pai Tomé

terça-feira, 6 de setembro de 2011

04 de Dezembro! Eparrei Oyá! Eparrei Iansã!

Olá Irmãos de Fé, Iansã simboliza o aspecto guerreiro e protetor da Mãe Divina. São as Caboclas na irradiação de Iansã que chegam nas Giras de Umbanda trazendo a força expansora e dinâmica nos motivando a seguir caminhos.
Na Umbanda está diretamente relacionada ao intelecto, tal como Xangô, mas de forma distinta, pois Xangô é energia refreadora, colocando método no pensamento ágil gerado pela Orixá Iansã. Tem como símbolos principais o raio e a espada.



O raio é o símbolo da Justiça Divina atuando no plano físico, a espada é o instrumento da Lei, que zela, protege e ampara a todos. O raio é a força que ilumina as trevas do ego, iluminando assim, toda nossa sombra psíquica e mostrando-nos o caminho verdadeiro para a autorrealização espiritual.


Iansã recebeu a missão de transformar e renovar a natureza através do vento. Oyá sopra a brisa, que, com sua doçura, espalha a criação fazendo voar as sementes, que irão germinar na terra e fazer brotar uma nova vida. Além disso, esse vento manso também é responsável pelo processo de evaporação de todas as águas da terra, atuando junto aos rios e mares. Esse fenômeno é vital para a renovação dos recursos naturais, que, ao provocar as chuvas, estarão fertilizando a terra. Apesar de dominar o vento, Iansã originou-se na água, assim como as outras Senhoras Oxum, Iemanjá e Nanã, que possuem o poder da procriação e da fertilidade.


Iansã também é o fogo, o incêndio, a devastação pelas chamas. É o raio, a beleza deste fenômeno natural e o seu poder. Iansã é a eletricidade, está presente no ato simples de acendermos uma lâmpada ou uma vela. Ela é o choque elétrico, a energia que gera o funcionamento de rádios, televisões, máquinas e outras tecnologias. Iansã é a energia viva, pulsante, vibrante por isso esta vibração está diretamente ligada aos avanços tecnológicos, e não apenas às mudanças climáticas.

Orixá Iansã é a vibração que devemos evocar quando temos a necessidade de mudança, deslocamentos, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectuais, atuando nas transformações como energia propulsora e renovadora!


Sua saudação é Eparrei! Fazendo referência ao som das trovoadas e a força dos raios e tempestades. Eparrei é um mantra de defesa espiritual, que pode ser vibrado mentalmente no chakra frontal em socorro as situações de assédios e demandas espirituais. Iansã também é considerada a senhora dos eguns (espíritos desencarnados) pois, é ela quem depois do rompimento do cordão de prata, direciona os espíritos para o plano espiritual, depositando-os nas mãos amorosas de Omulu, Orixá responsável pelas passagens de um plano para o outro.



Mente, pensamentos, rapidez, som, música, cantores, orquestra, comunicação, ventos, voz, brisa, raios, tudo o que é amarelo e laranja, oxigênio, respiração, sufocamento, incensos, aromas, furacão, mantém o fogo, gases, fumaça, defumação, Pontos Cantados, instrumentos musicais.

Com Orgulho e Alegria de Ser Umbandista, Saravá/Namastê!
Postado por Tania Wentzel