" O Kardecismo é Jesus ensinando.
A Umbanda é Jesus Trabalhando"

Pai Tomé

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oração as Sete Linhas Oxalá, Mestre Supremo Vós que refletis o princípio criador, que sois o vento solar, a ciência do verbo sublime; Que fazeis a supervisão de todos os Orixás na Terra, sendo a luz do Senhor Deus Pai, a consciência cósmica movedora dos universos, abençoai-nos. Iemanjá, Rainha dos Mares Vós que simbolizais em vossas cristalinas águas toda a verdade e pureza dos mundos terrestre e astral, no poderio de vosso reino líquido, símbolo da procriação e da maternidade, valei-nos. São João Batista, Patrono Espiritual Comandante dos povos do Oriente, profeta e primeiro Apóstolo de Jesus. Mentor inicial dos Ascetas, Indus, médicos, Anacoretas e Kabalistas. Instrutor dos peregrinos e dos messiânicos vindo das terras longínquas onde grandes benfeitores nasceram, lutaram e morreram pela humanidade. Cura-nos de todos os males. Oxossi, Rei das Matas, florestas e selvas virgens Caçador de almas perdidas, defensor da fauna e da flora silvestre, que, juntamente com Ossanha, a deusa das ervas medicinais, protegeis a pureza e a essência do ambiente astral de nossas matas, sede por nós Xangô, Poderoso Orixá da Justiça Da lei correta, do direito aplicado eticamente, dono das pedreiras, raios e trovoadas, juntamente com Iansã, Oxum e Obá. Dos locais virgens onde vos encontrais, intercedei por nós. Ogum, Orixá das guerras espirituais, do ferro e dos metais Senhor das Batalhas astrais, que atendeis nas lutas relativas às demandas materiais, rogai por nós. São Cipriano - Yorimá, Grandioso chefe da linha de Pretos-Velhos, ancestrais de nossos escravos humildes, compreensivos e dominadores das curas pelas ervas, simpatias e sábios conselhos reeducativos, aliviai-nos em nossas dores e sofrimentos. A todos vós, Orixás, Guias e Protetores, Gênios Tutelares, Anjos de Guarda ou Entidades que nos dirigis, dando-nos amparo, fé, esperança e proteção, vos pedimos que estejais sempre ao nosso lado, tanto nos momentos de alegria como nos de tristeza, angústia, ansiedade ou sofrimentos físicos e morais, derramando vossas vibrações salutares e benéficas para que, tranquilos, calmos e esperançosos, possamos estar em sintonia com o Astral Superior, superando as dificuldades e obstáculos surgidos em nossos caminhos, rumo ao topo da escalada espiritual, graças às nossas ações e atividades em que a caridade pura e simples seja a base de todo nosso merecimento. Que assim seja e assim se faça meu Pai Oxalá..... Amém

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Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá: Prece para abertura dos Trabalhos - l

Templo de Umbanda Mensageiros de Oxalá: Prece para abertura dos Trabalhos - l: Essa é uma das preces que fazemos antes de iniciar nossas sessões. Leiam com atenção e sintam a energia que ela transmite.  "Pai miseric...

Transporte e Descarrego na Umbanda Muito se fala sobre transporte e descarrego na Umbanda, mas poucos são os médiuns que sabem a diferença entre essas duas práticas tão comuns em nossos trabalhos assistenciais. Foi pensando nisso que resolvi colocar hoje para vocês, de maneira bem simples, o que é o transporte e o que é o descarrego na Umbanda, para que todos possam entender como cada um desses processos funciona e saber diferenciar um do outro. O TRANSPORTE acontece quando um médium desenvolvido, capacitado e firmado dentro de uma corrente mediúnica, por determinação do astral, incorpora uma entidade espiritual de outro médium que no momento é incapaz de incorporar, um exemplo disso é quando ocorre a incorporação do Guia Espiritual de um consulente. Esse ato requer responsabilidade, conhecimento e atenção, pois acontece por algumas necessidades especificas que devem ser compreendidas proporcionando assim o equilíbrio espiritual e energético de todos os envolvidos. Alguns dos motivos para que o Transporte aconteça: para absorver a energia prânica do médium, assim o corpo astral do Guia é vitalizado, fortalecido e até curado; para solicitar algo específico e importante como uma oferenda; para apresentação ou confirmação da existência de um Guia. Já o DESCARREGO acontece quando um médium desenvolvido, capacitado e firmado dentro de uma corrente mediúnica, por determinação do astral, incorpora um espírito de baixa vibração energética, mental e emocional com intuito de “limpeza”. Algumas situações que acontecem durante o Descarrego: médium incorpora “seu” próprio Exu de Trabalho para fazer limpezas energéticas, fazer negociações e/ou vitalizar o consulente; médium incorpora o Exu do consulente para fazer limpezas energéticas, fazer negociações, vitalizar seu médium e/ou solicitar oferenda especifica para que possa defender ou descarregar seu médium junto com elementos naturais e energéticos; médium incorpora Exu ativado pela Lei que, até então, atuava de forma punitiva e paralisadora retirando elementos energéticos e recolhendo espíritos que atuavam sob seu comando; médium incorpora espíritos negativos (faixas vibratórias negativas) como sofredores, eguns, zombeteiros, vampirizadores ou quiumbas, nesses casos todo cuidado e atenção são necessários, um exemplo disso é que para esses espíritos não se deve servir cigarro, vela, bebida etc, assim como não podem ser permitidas a comunicação ou solicitação de oferendas. Todas essas situações de descarrego acontecem por permissão da Lei Divina, e é a partir de um trabalho religioso, de médiuns preparados, onde o único intuito é a caridade, que se tem a grande oportunidade de encaminhamento destes irmãos, que necessitam de nossa ajuda para um redirecionamento evolutivo. Tanto o Transporte quanto o Descarrego, são práticas importantíssimas que permeiam as giras de Umbanda facilitando os trabalhos dos Guias Espirituais, além disso, são práticas que requerem muita responsabilidade, disciplina e conhecimento, portanto ESTUDAR é fundamental para melhor agir, praticar e servir dentro da Lei de Umbanda e da Lei Divina. Compreenderam a diferença? Espero que sim !! Muito Axé !

Transporte Nossos pensamentos podem alterar o estado dinâmico da energia existente ao nosso redor (aura), uma alteração que pode criar regiões onde a energia torna-se estacionária promovendo a formação de um miasma ou cascão astral. Uma boa analogia é pensar que nossas energias são águas em movimento em um rio e em determinadas locais (curvas do rio) formam-se regiões de estagnação. Os miasmas não são formados apenas por pensamentos destrutivos (negativos), inveja, mágoas ou sentimentos de raiva e baixa estima. Os miasmas também são formados e intensificados por pensamentos repetitivos, pela teimosia, “cabeça dura”. Essas energias estagnadas ou miasmas (cascão astral) atraem os seres humanos desencarnados sofredores que ainda se agarram a seus miasmas. “Semelhante atrai semelhante” assim, nossos miasmas podem atrair miasmas de outros seres encarnados e desencarnados estabelecendo uma rede de energias que paralisa o processo natural da vida dificultando nossa sensibilidade para perceber as novas oportunidades. As pessoas nessa situação “vivem correndo atrás do próprio rabo”, parecem “amarradas”, tudo vira rotina, nada “anda”. O transporte é um procedimento energético cuja finalidade é retirar os miasmas (cascões astrais) quebrando assim as relações estabelecidas com obssessores. É importante ressaltar que esse procedimento é apenas paleativo, e deve ser parte integrante do tratamento maior realizado na gira de atendimento. Como disse Chico Xavier “de nada adianta espantar as moscas se não curarmos as feridas”. O transporte “quebra” as relações entre seres encarnados e desencarnados pela retirada dos miasmas MAS é uma ação provisória pois não impede que outros miasmas sejam construídos. Outros procedimentos como a consulta e passes deve também ser utilizados. O transporte é um procedimento realizado apenas com determinação de uma entidade (caboclo, criança, preto velho, exu, etc).

Passe É um procedimento energético realizado por médiuns incorporados, sendo portanto exclusividade das entidades (caboclo, preto velho, criança, exu, etc). É uma operação onde a entidade manipula as energias existentes ao redor da pessoa (aura) atuando sobre os centros energéticos (chacras) redirecionando seu movimento, desobstruindo-os, revitalizando-os. O passe auxilia na desagregação de energias estacionárias (miasmas) geralmente provocadas por terceiros (“olho gordo”, inveja, etc) ou por nós quando permitimos pensamentos negativos e repetitivos além de mágoas. O passe reequilibra corpo, mente e alma.

Energização É um procedimento energético realizado com a função de restaurar o equilíbrio físico, mental e espiritual. A energização consiste na imposição de mãos (envolve 4 médiuns não incorporados e a pessoa que receberá a energização) com a finalidade de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural promovendo uma sensação de paz. A energização é um excelente auxiliar no tratamento de ansiedade, angústia, depressão, stress e desequilíbrio emocional. Esse procedimento é realizado durante a gira de atendimento e só pode ser realizado mediante indicação de uma entidade. O número de sessões de energização realizado é variado e quem determina é sempre uma entidade (caboclo, preto velho, etc). Após o processo de energização é muito comum o relato, por parte daqueles que sofreram o processo, de uma sensação de paz, segurança e traquilidade. A energização segue o mesmo princípio de outras práticas já consagradas em outras religiões ou civilizações como: reiki, budismo, Johrei (dos messiânicos).

Descarrego É a transmissão de energia psíquica mais intensa onde cada chacra recebe uma recarga específica. É um procedimento mais complexo e apresenta as seguintes etapas: Defumação: quando uma roupa está muito suja antes de promovermos sua lavagem costuma-se colocá-la de molho para “amolecer” a sujeira. De maneira análoga o descarrego no Gruel começa com a defumação como se colocássemos a aura e os chacras de molho para promover uma limpeza energética mais profunda. Essência: após a defumação, a aspersão de um conjunto de essências tem por objetivo de “desarmar” o campo mental facilitando assim o processo de reequilíbrio mental. Roda de caboclos: Após a defumação e a aspersão de essência, os organismos mental, físico e astral já estão “anestesiados” e, portanto, mais propícios a sofrerem transformações mais profundas. É nesse momento que as entidades incorporadas atuam, promovendo as transformações energéticas necessárias para o reequilíbrio do consulente. Pó da Oxum: após a saída da roda de caboclos ocorre a aspersão do pó da Oxum para intensificar a auto estima do consulente promovendo a liberação de substâncias (endorfinas) que provocam a sensação de bem estar. Nesse sentido procura-se alterar o padrão pensene para pensamentos mais altruístas. Banho de Ervas: Após a aspersão com o pó da Oxum cada consulente recebe um frasco com um sumo concentrado de ervas que ao entrar em contato com a mão do consulente recebe sua energia reequilibrada e potencializa as ervas necessárias para fixar o reequilíbrio energético promovido por um tempo maior. Assim cada banho é potencializado de maneira única e deve ser tomado em dois dias consecutivos. Basta que o concentrado seja adicionado a água do chuveiro captada por um recipiente. Trabalho Durante uma consulta a entidade pode determinar que, apesar dos chacras estarem em equilíbrio e da aura estar em perfeito estado, para resolver determinados problemas o consulente precisa de um “reforço energético”, de uma experiência com o divino, a fim de sentir-se mais “forte” mais “confiante” para resolver suas pendências. Assim a entidade determina um “trabalho” onde essas energias serão adicionadas a aura do consulente. Vamos a um exemplo: Suponha que um consulente venha até uma entidade queixando-se que não consegue esquecer uma traição e que isso não permite que seja completamente feliz. A entidade analisa a aura e os chacras e percebe que estão em equilíbrio e que essa “mágoa” não produz miasmas consideráveis. Assim indica ao consulente que seja feito um “trabalho com Oxum”. Na concepção dessa entidade, um acréscimo da energia de Oxum no campo energético desse consulente promoveria uma melhora de sua auto estima fazendo-o sentir-se mais seguro e confiante no estabelecimento de outros relacionamentos o que promoveria o esquecimento dessa “traição”. Esse procedimento então, não pode ser feito sem atrelar-se a uma consulta e, portanto, sem indicação de uma entidade. Consulta Dá-se o nome de consulta a todo diálogo estabelecido entre uma entidade de umbanda incorporada em um médium e um consulente assistido por outro médium não incorporado chamado de cambone. O médium cambone é um elemento imprescindível na eficácia da consulta pois é o intermediário entre entidade e consulente. É quem registra todo o diálogo e os procedimentos. No GRUEL a consulta é sempre registrada num caderno onde é feito um resumo do diálogo bem como todos os procedimentos. Ao final da consulta o consulente recebe uma ficha de retorno (determinada pelo guia para 7, 15 ou 21 dias), outra com os procedimentos (energização, trabalhos, transporte, energização, descarrego). Toda consulta inicia um tratamento que pode durar uma única consulta ou meses. É na consulta que a entidade estabelece as modificações espirituais, físicas e mentais que o consulente deve promover a fim de tornar-se uma pessoa mais feliz, menos aflita, mais segura e determinada na resolução de seus problemas. As orientações da entidade sempre devem promover uma modificação no padrão de pensamentos do consulente (padrão pensene) impedindo assim a formação de novos miasmas (cascão astral). Na fala de Chico Xavier, é na consulta que curamos as feridas e impedimos que outras apareçam …